ClimaDestaque

Verificamos: é falso que massa de ar frio vai atingir todo o Brasil

Machadinho
Céu Limpo
7
18º – 7º
93%
1.37 km/h
18
qua
19
qui
20
sex
21
sáb
23
dom
Max. de Almeida
Céu Limpo
7
18º – 7º
94%
1.1 km/h
18
qua
18
qui
19
sex
20
sáb
22
dom
 

Uma publicação viralizou nas redes sociais desde ontem, noticiando que “frio histórico vai tomar conta do Brasil com neve e geada em regiões onde não ocorrem estes fenômenos”.

As publicações fazem uso da expressão alerta vermelho e utilizam como arte imagem gerada por inteligência artificial de um ciclone e de correntes de vento na América do Sul.

Trata-se de uma mentira e uma falsidade grosseira a notícia. Não há nenhuma massa de ar frio que vai tomar conta do Brasil nos próximos dias.

Tampouco há previsão de neve ou geada em locais em que os fenômenos não ocorrem, uma afirmação absurda das publicações evidentemente falsas.

Não há, ademais, nenhum alerta vermelho em vigor pelo Instituto Nacional de Meteorologia, que faz uso da escala de cores em seus alertas.

Depois de um fim de junho e um começo de julho gélidos, com uma poderosa massa de ar frio de origem polar no Cone Sul da América, a temperatura começou a se elevar.

Segue fazendo frio durante a noite pelo tempo aberto e seco, mas as tardes já são de temperatura amena ou agradável.

Modelos internacionais de previsão do tempo, utilizados pela Meteorologia no mundo todo, são unânimes em apontar que não haverá o ingresso de ar polar intenso nos próximos dias, quanto menos uma massa de ar frio capaz de gerar neve e geada onde os fenômenos não ocorrem, o que de pronto se destaca como inverossímil.

Muito pelo contrário, a tendência é de temperaturas ainda mais altas na semana com possibilidade de alguns dias quentes para os padrões de julho.

A MetSul Meteorologia não se cansa de alertar que informações de extremos do tempo e do clima somente devem ser consumidas a partir de órgãos oficiais – como Defesa Civil ou Instituto Nacional de Meteorologia – e por empresas de Meteorologia no setor privado – como a MetSul – que contam com profissionais habilitados e credenciados para fazer prognósticos do tempo.

Páginas de internet ou contas de redes sociais sem qualquer credibilidade e que não pertencem a meios de imprensa profissional conhecidos e de reputação são frequentemente usadas para a difusão destas informações falsas.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo