ClimaDestaque

Onda polar atinge o seu pico e trará frio outra vez extremo no RS e SC

Machadinho
Céu Limpo
-1
13º – -1º
77%
1.25 km/h
13
qua
15
qui
17
sex
17
sáb
18
dom
Max. de Almeida
Céu Limpo
-2
12º – -2º
77%
1.25 km/h
12
qua
15
qui
16
sex
16
sáb
17
dom
 

O frio não dá trégua e segue muito intenso no Rio Grande do Sul e Santa Catarina com mais uma madrugada de temperaturas congelantes e mínimas negativas em centenas de cidade gaúchas e catarinenses no começo desta quarta-feira, projeta a MetSul Meteorologia.

Frio será extremo novamente no começo desta quarta | VALDIR HOBUS

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta, mas parte do estado deverá ter nuvens e momentos de maior nebulosidade, especialmente nas Metades Sul e Leste.

Nesta noite e no começo do dia, existe até uma remota a pequena chance de precipitação invernal em pontos mais ao Sul e Leste do estado por conta da circulação de nuvens convectivas de um ciclone no oceano.

A massa de ar frio de origem polar de grande intensidade persiste no Sul do Brasil nesta quarta, embora comece a apresentar gradual enfraquecimento após o seu pico de intensidade na segunda e hoje.

A quarta será outro dia gelado para os gaúchos. O amanhecer terá marcas ao redor de 0ºC ou negativas na grande maioria dos municípios, inclusive na região metropolitana de Porto Alegre, ou seja, serão centenas de municípios outra vez com temperaturas abaixo de zero na madrugada e ao amanhecer.

Os Campos de Cima da Serra devem ter marcas de -4ºC a -7ºC, não se descartando registros de -7ºC a -8ºC numa faixa entre Monte Alegre dos Campos, ao Norte de Vacaria e Bom Jesus, e São José dos Ausentes. Na Serra, mínimas em geral de -1ºC a 3ºC, mas em baixadas e fundos de vale pode fazer até -4ºC ou -5ºC.

No Alto da Serra do Botucaraí, na região de Soledade, mínimas de -5ºC a -6ºC em baixadas. Em baixadas do Planalto Médio, Alto Uruguai e o Noroeste, marcas de -3ºC a -5ºC na madrugada e ao amanhecer.

Mínimas de -3ºC a -5ºC ainda podem ocorrer em baixadas da região central do Rio Grande do Sul, como no Centro-Serra e na área entre Nova Palma, Tupanciretã e Santiago. Marcas de 0ºC a -3ºC são esperadas na maioria das cidades do Oeste.

Na Campanha e na fronteira com o Uruguai, mínimas de -2ºC a -5ºC serão generalizadas, em baixadas da região deve fazer menos. Pontos de baixadas da Serra do Sudeste, em Pinheiro Machado e arredores, podem ter -6ºC a -8ºC.

Na Grande Porto Alegre, o amanhecer deve ter mínimas de 0ºC a 2ºC na maioria das cidades, entretanto um ponto ou outro pode ter registro negativo. Na capital, na maioria dos bairros, as mínimas vão ficar entre 2ºC e 4ºC, mas com marcas menores nos extremos Sul, Leste e Norte da cidade.

Com as temperaturas previstas para o começo desta quarta, a geada será generalizada e forte a severa com congelamento com congelamento em grande número de municípios. Vai gear em parte da capital e na maioria das áreas da região metropolitana.

Em Santa Catarina, na região do Planalto Sul, as mínimas pode ser extremas no começo do dia. A maioria das cidades terá mínimas na região ao redor de -4ºC a -6ºC, mas em alguns pontos, em baixadas, o frio deve ser mais intenso com possibilidade de marcas de -7ºC a -9ºC.

Com o gradual enfraquecimento da massa de ar frio, a tarde será menos fria que a de hoje, mas ainda com temperatura baixa. A maioria das cidades gaúchas registrará máximas de 10ºC a 13ºC, mas haverá diferentes pontos em que novamente os termômetros não devem marcar mais de 10ºC.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo