
A semana que começa será marcada pela instabilidade no Sul do Brasil com registro de chuva frequente e que afetará os três estados da região, de acordo com as previsões da MetSul Meteorologia.

Chuva será frequente nesta semana no Sul do Brasil | ALEX ROCHA/PMPA
Neste domingo, com o deslocamento de uma frente fria a partir da Argentina e Uruguai, o tempo mudou no Rio Grande do Sul com chuva na maioria das regiões gaúchas e que passou de 50 mm em algumas localidades.
Dados indicavam até o final da tarde deste domingo volumes de chuva no estado de 75 mm em Itaqui, 66 mm em Maçambará, 63 mm em São Borja, 46 mm em São Francisco de Assis, 40 mm em Alegrete, 37 mm em Uruguaiana, 33 mm em São Gabriel, 31 mm em Jaguari e 30 mm em Barra do Quaraí.
Nesta segunda-feira, embora deva chover de forma isolada no começo do dia em Santa Catarina e no Paraná, a chuva se concentra novamente no Rio Grande do Sul. Já durante a manhã haverá instabilidade em pontos do Noroeste e na maioria da regiões entre a tarde e a noite.
Na terça-feira, com uma área de baixa pressão, chove na maioria das regiões gaúchas no começo do dia. No decorrer da terça, o tempo melhora no Oeste e no Sul, devendo a instabilidade se concentrar na Metade Norte gaúcha e em pontos dos estados catarinense e paranaense.
Na quarta, a instabilidade aumenta em Santa Catarina e no Paraná com chuva em vários pontos dos dois estados. A instabilidade deve afetar ainda o Norte gaúcho, mas na maioria das cidades gaúchas não chove.
Na quinta-feira, a chuva uma vez mais segue concentrada nos territórios do Paraná e de Santa Catarina ao passo que na maior parte do Rio Grande do Sul, exceção de cidades mais ao Norte gaúcho, não deve chover.
Na sexta-feira, a instabilidade perde força e a grande maioria das cidades dos três estados do Sul não deve ter chuva, embora possa chover fraco de forma bastante isolada, sobretudo em Santa Catarina e no Paraná.
No sábado, com o avanço de ar quente pelo Norte da Argentina e o Paraguai, uma frente quente deve ser organizar sobre o Rio Grande do Sul com chuva principalmente no Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho, não se descartando instabilidade em pontos do Leste catarinense e paranaense.
Os mapas a seguir mostram a projeção de chuva dia a dia do modelo UKMET do Centro Meteorológico do Reino Unido (Met Office) com a precipitação diária indicada desta segunda-feira até o sábado no Sul do Brasil.

METSUL
Já o mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada na semana na região Sul do Brasil do modelo Icon do Centro Meteorológico da Alemanha (Deutscher Wetterdienst).

METSUL
Como é possível interpretar a partir dos mapas, os dias de maior instabilidade durante esta semana no Rio Grande do Sul são hoje (domingo), amanhã, terça (Metade Norte) e o sábado. Já os dias com maior instabilidade em Santa Catarina e no Paraná devem ser a quarta e a quinta-feira. Os mapas mostram ainda que vários pontos do Sul do Brasil devem somar nesta semana de 50 mm a 100 mm com acumulados localmente superiores.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER