Destaque

Congresso da FAMURS inicia com foco na reconstrução e fortalecimento dos municípios

Começou nesta segunda-feira (5), no Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE, o 43º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela FAMURS (Federação das Associações de Municípios do RS). O encontro, que segue até quarta-feira (7), reúne prefeitos, secretários e lideranças de todo o Estado com o objetivo de debater temas prioritários para o municipalismo gaúcho. O Governador Eduardo Leite participará do evento na posse da nova presidente na quarta-feira, 07.

Em entrevista à Rádio Uirapuru, o atual presidente da FAMURS, Marcelo Arruda, destacou a importância do evento. “Este é um momento para refletirmos sobre os desafios e, principalmente, sobre as oportunidades que os municípios têm para melhorar a vida do cidadão na ponta. Precisamos de municípios fortes, unidos e bem articulados com os governos estadual e federal”, afirmou.

Reforma tributária e irrigação na pauta

Na noite de segunda ocorreu a recepção e credenciamento dos participantes. As atividades iniciam oficialmente nesta terça-feira, com uma série de palestras. Entre os primeiros temas, estão a reforma tributária e a irrigação. Marcelo enfatizou que o Estado precisa investir em segurança hídrica.

Vivemos a quarta seca consecutiva no RS. Só há um caminho: armazenar água no inverno para irrigar no verão. Precisamos sair dos 3% atuais de área irrigada e ampliar esse número significativamente”, declarou.

Reconstrução pós-enchentes e recursos diretos

Outro destaque do congresso será a apresentação de programas voltados à reconstrução dos municípios atingidos pelas enchentes de 2024. “O governo do Estado vai detalhar um projeto de recuperação de solos, com R$ 700 milhões destinados diretamente aos agricultores, sem passar pelas prefeituras. É menos burocracia e mais agilidade”, explicou Arruda.

Autor: Rádio Uirapuru Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo