GeralSaúde

Porto Alegre confirma o primeiro caso de sarampo desde 2020

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na noite de quinta-feira (17), o primeiro caso de sarampo em Porto Alegre em cinco anos. O paciente é um adulto, morador da Capital, sem comprovação vacinal, que retornou de viagem aos Estados Unidos no fim de março. Os primeiros sintomas da doença surgiram no início de abril.

Diante da alta transmissibilidade do vírus, a Diretoria de Vigilância em Saúde emitiu um alerta a todos os serviços de saúde para reforçar a identificação precoce e a adoção imediata de medidas preventivas. O vírus do sarampo pode ser transmitido antes mesmo do surgimento dos sintomas, o que amplia o risco de contágio.

A semelhança clínica entre sarampo e dengue exige atenção especial dos profissionais de saúde na triagem de pacientes. Os sintomas incluem febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele.

“Reforçamos que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir o sarampo. A população deve conferir a situação vacinal e, em caso de dúvidas, procurar qualquer unidade de saúde”, disse a enfermeira Raquel Carboneiro, técnica da Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis.

Os pacientes com suspeita de sarampo devem ser isolados imediatamente e receber máscara cirúrgica ainda na recepção das unidades de saúde. Eles devem permanecer em isolamento por quatro dias após o início das manchas no corpo.

Quem teve contato com pessoas infectadas deve receber a vacina contra o sarampo em até 72 horas, a menos que tenha o esquema vacinal completo.

Autor: O Sul Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo