
Temporais isolados que atingiram o Norte do Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira tiveram uma dinâmica de formação típica de verão, conforme a análise feita pela MetSul Meteorologia.
Embora o dia tenha começado frio, com marcas abaixo de 10ºC em cidades da Serra e dos Aparados da Serra, ar mais quente ingressou em altitude, em níveis baixos da atmosfera, e favoreceu a formação de áreas de instabilidade entre o Norte gaúcho e o Paraná.
A temperatura passou dos 25ºC na tarde desta em pontos da Serra e na Grande Porto Alegre chegou a 28,5ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Campo Bom.
Como o aquecimento, mesmo sem abundante umidade, as áreas de instabilidade deram origem a nuvens carregadas bastante isoladas no Norte do estado.
Trata-se de uma condição análoga ao que ocorre no verão em que calor e umidade se combinam em condição conhecida como convecção para gerar nuvens carregadas com pancadas de chuva e localizados de chuva forte, granizo e vento.
A convecção é um dos principais mecanismos que impulsionam a formação de nuvens de tempestade. Trata-se do processo de movimentação do ar quente em direção às camadas mais altas da atmosfera.
Isso ocorre porque o ar quente é menos denso do que o ar frio, fazendo com que ele suba. À medida que o ar quente ascende, ele encontra temperaturas mais baixas e se resfria. Esse resfriamento provoca a condensação do vapor d’água presente na atmosfera, formando nuvens.
O resultado é a formação de nuvens carregadas do tipo Cumulonimbus, que podem gerar chuvas fortes em curto período de tempo com temporais isolados, alguns fortes.
No caso de hoje, para a ocorrência do granizo, contribuiu o fato de camadas mais altas da atmosfera estarem ainda resfriadas pela massa de ar frio que chegou no começo da semana, embora em níveis mais baixos da atmosfera tenha ingressado ar mais quente.
As tempestades isoladas, com chuva e vento, afetaram os municípios de Vacaria e Sananduva. Em Vacaria, o tempo com muito granizo castigou diversos bairros da cidade dos Campos de Cima da Serra. O temporal, que ocorreu por volta das 14h30, durou cerca de meia hora.
A quantidade de granizo foi tão grande em Vacaria durante a tempestade que blocos de gelo podiam ser vistos nas ruas e nos pátios de empresas e moradias da cidade. Numa rua, uma retroescavadeira chegou a ser usada para remover o gelo e liberar a via para o trânsito de veículos.
Outro município afetado por temporal localizado e passageiro na tarde de hoje no Norte gaúcho foi Sananduva, onde também caiu muito granizo. As pedras de gelo em Sananduva, que vieram com chuva e fortes rajadas de vento, foram de maior diâmetro que em Vacaria e chegaram a ter tamanho médio a grande. A tempestade de granizo foi tão forte que as pedras de gelo chegaram a destruir os vidros de alguns automóveis estacionados nas ruas da cidade. Houve danos nas áreas urbana e rural.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER