Famurs quer incluir obra da Transbrasiliana no orçamento de 2026

O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, vem realizando diversos encontros para agilizar o projeto de pavimentação dos 60 quilômetros da BR -153, conhecida por Transbrasiliana. A expectativa é de que a licitação da obra aconteça no primeiro trimestre de 2026.
No início desta semana, a Fepam atendeu uma solicitação do Dnit e autorizou o licenciamento ambiental simplificado, agilizando o prazo de execução, de aproximadamente 18 meses, para 90 dias.
De acordo com Marcelo, o passo seguinte é iniciar uma mobilização com lideranças regionais para encaminhar ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, o pedido de transição do projeto da fase de PAC Projetos para PAC Obras. A medida, segundo ele, visa garantir que a obra esteja prevista no orçamento de 2026. “Esse movimento é fundamental para que a obra avance sem novos atrasos e se concretize dentro do prazo esperado”, afirmou.
A pavimentação da Transbrasiliana, ligando Passo Fundo a Erechim, além de facilitar o escoamento da produção agrícola da região, reduzirá em 13 quilômetros a distância entre os dois municípios e aliviará o tráfego intenso na RS-135.
Autor: O Nacional
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER