ClimaDestaque

Temporais prosseguem com alagamentos e danos por vendavais

Machadinho
Scattered Clouds
19
33º – 19º
98%
0.98 km/h
33
qui
33
sex
34
sáb
36
dom
36
seg
Max. de Almeida
Scattered Clouds
19
31º – 19º
98%
0.93 km/h
31
qui
32
sex
35
sáb
36
dom
36
seg

 

 

O Rio Grande do Sul voltou a registrar temporais com chuva localmente forte a intensa e rajadas de vento com queda de granizo em diferentes regiões durante esta quarta-feira em mais um dia de intenso calor e abafamento. Houve danos por vendavais e várias cidades enfrentaram alagamentos.

IGOR MULLER/GES

A rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia registrou máximas de 37,4ºC em São Borja e Campo Bom; 36,9ºC em Rio Pardo; 36,5ºC em Teutônia; 36ºC em Santa Maria; 35,7ºC em São Luiz Gonzaga; 35,1ºC em Tupanciretã; e 34,7ºC em Porto Alegre.

Os temporais afetaram diversos pontos do estado e causaram danos e transtornos em algumas localidades. O episódio que chamou a atenção foi uma microexplosão atmosférica que atingiu por volta das 14h o município de Taquara. O fenômeno, caracterizado por uma violenta corrente descendente de vento a partir de uma nuvem, provocou o desabamento da cobertura de um atacado sem deixar feridos.

As nuvens de tempestades causaram vento forte a intenso em outras cidades. Em Santa Maria, um temporal trouxe rajadas de vento de 80 km/h na base aérea que foi acompanhado ainda por chuva torrencial de 30 mm a 50 mm que causou pontos de alagamentos na cidade universitária. Já em Caçapava do Sul, estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajada de 85 km/h.

Diversas cidades do Rio Grande do Sul registraram durante esta quarta-feira chuva forte a torrencial de curta duração com alagamentos pontuais. Em Bom Princípio, em apenas uma hora a cidade do Vale do Caí teve 56 mm. Pontos do Vale do Taquari e da encosta da Serra, como em Teutônia e Alto Feliz, chegaram a anotar de 80 mm a 90 mm.

No final da tarde, um temporal passageiro causou alagamentos em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Acúmulo de água na pista chegou a causar pontos de lentidão na BR-116. Taquari foi outra cidade em que a chuva forte alagou ruas. Em Lajeado, a chuva forte voltou a acumular água na BR-386 no trecho em obras.

A mesma massa de ar quente e úmida responsável pelos temporais na terça e ontem seguirá sobre o Rio Grande do Sul. Por isso, principalmente em horas da tarde para a noite, nuvens carregadas voltam a se formar no estado nesta quinta, na sexta e no fim de semana.

As áreas de instabilidade tornarão a provocar chuva localmente intensa e tempestades localizadas com raios, queda isolada de granizo e vendavais com danos em alguns pontos.

O calor nesta quinta-feira não será tão intenso quanto na primeira metade da semana e em cidades da Metade Sul vários pontos sequer alcançarão os 30ºC. O dia, entretanto, será muito abafado pela umidade mais alta em vários municípios.

Maior quantidade de nuvens cobre o território gaúcho, apesar de o sol aparecer entre as nuvens em diferentes locais. Com o ar quente e úmido, volta a chover em todas as regiões, de forma irregular e mal distribuída. Chove já de manhã em algumas cidades, mas em muitos mais pontos da tarde para a noite. Há risco de chuva localmente forte e de temporais isolados com vento.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo