ClimaDestaque

Onda de calor ganha força e deve durar ao menos mais dez dias

Machadinho
Scattered Clouds
18
34º – 18º
93%
1.75 km/h
34
ter
34
qua
33
qui
35
sex
35
sáb
Max. de Almeida
Scattered Clouds
18
33º – 18º
89%
1.9 km/h
33
ter
33
qua
35
qui
35
sex
35
sáb
 

A semana começou, como previsto, com muito calor no Rio Grande do Sul e dados mais recentes analisados pela MetSul Meteorologia de modelos numéricos reforçaram a ideia de que este período de temperaturas muito altas no estado está bastante longe do fim.

Porto Alegre teve hoje uma tarde de intenso calor com máximas ao redor dos 36ºC e que se elevarão ainda mais durante esta terça | SILVIO AVILA/AFP/METSUL

A rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia anotou nesta segunda-feira máximas de 38,1ºC em Santiago e em Quaraí; 37,7ºC em São Borja; 37,5ºC em São Vicente do Sul; 37,3ºC em Campo Bom; 37,0ºC em São Luiz Gonzaga; 36,8ºC em Teutônia; 36,5ºC em Alegrete e São Gabriel; 36,4ºC em Santa Maria; e 36,0ºC em Uruguaiana.

Porto Alegre teve uma temperatura máxima de 35,9ºC até o meio da tarde na estação meteorológica convencional do bairro Jardim Botânico enquanto no Sul da cidade a máxima observada na estação do Aeroclube do Rio Grande do Sul, em Belém Novo, foi de 33,7ºC.

Previsão da MetSul Meteorologia indica que a temperatura se elevará ainda mais em parte do Rio Grande do Sul durante esta terça-feira à medida que a massa de ar quente de origem tropical se intensifica sobre o estado e reforça a onda de calor.

A maioria das cidades gaúchas terá nesta terça-feira temperaturas máximas à tarde acima de 35ºC e alguns pontos anotarão nos termômetros marca ao redor dos 40ºC. Porto Alegre deve ter entre 37ºC e 38ºC nesta terça, mas cidades da região metropolitana podem marcar até 38ºC a 39ºC.

O calor vai seguir muito intenso na quarta no Rio Grande do Sul com máximas parecidas com as da terça em diversos municípios, com marcas significativamente altas entre os vales, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, onde em alguns municípios as máximas à tarde devem se situar perto e ao redor dos 40ºC.

Aumento de nebulosidade, pancadas de chuva e mesmo temporais isolados devem frustrar aquecimento maior na quinta-feira em várias cidades gaúchas, mas vai seguir quente no estado. Apenas as máximas não devem ser tão altas quanto na primeira metade da semana.

Na sexta, mesmo com previsão de chuva isolada para várias regiões, o calor volta a aumentar em parte do estado e a temperatura passa de 35ºC em pontos da Grande Porto Alegre e dos vales.

Rodadas de modelos de previsão do tempo de hoje confirmam a tendência já esboçada no fim de semana de que a onda de calor vai longe. Modelos como o norte-americano GFS e o europeu, dentre outros, apontavam que a onda de calor deve se estender ao menos até o final da primeira semana de março.

Com isso, temperaturas altíssimas e muito acima da média de março devem ser esperadas ao longo da semana que vem no estado, ou seja, tudo indicas que teremos mais dez dias de calorão, no mínimo.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo