Destaque

Dia Mundial do Rádio é celebrado nesta quinta-feira (13)

Tema das comemorações deste ano é “Rádio e Mudanças Climáticas”

Com as mudanças climáticas e a ocorrência de desastres naturais, o rádio se torna ainda mais indispensável como meio de informação, já que não necessita de eletricidade e internet para ser utilizado pela população. A afirmação foi feita pelo diretor-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Cristiano Lobato Flôres, neste 13 de fevereiro, Dia Mundial do Rádio. O tema das celebrações deste ano é “Rádio e Mudanças Climáticas”.

“O rádio também é um meio indispensável no alerta sobre as questões ambientais e mudanças climáticas, tema justamente do Dia Mundial do Rádio. Ele tem a capacidade de chegar a toda a população, independentemente de eletricidade ou internet, sobretudo junto às comunidades mais afastadas do nosso país, que tem dimensões continentais. Quando os desastres naturais acontecem, o rádio é a principal fonte de informação. Ele é considerado um meio confiável, que transmite informações seguras, incentiva ações sustentáveis e dá voz às comunidades”, destaca o diretor-geral da Abert.

Cristiano ressalta que o rádio ainda é uma ferramenta de comunicação essencial, mantendo uma alta audiência, além de ser uma das preferências do povo brasileiro:

“O rádio está em constante evolução, né? Sempre acompanhando as novas tecnologias. Ele continua, nos tempos atuais, sendo uma ferramenta de comunicação essencial, ampliando as possibilidades de acesso. E o rádio está nas mais variadas plataformas, reforçando sua capacidade de alcançar grandes públicos a qualquer hora e em qualquer lugar. O rádio também atinge todas as regiões do país. (…) Como ele está em todas as plataformas, o rádio mantém uma alta audiência. A forma de consumo do rádio, portanto, pode ter mudado, mas o meio continua sendo uma das preferências do brasileiro”.

O Dia Mundial do Rádio foi criado pela Unesco, em 2011, para homenagear a primeira transmissão feita pela Organização das Nações Unidas, em 1946.

*Com supervisão de Bianca Paiva

Autor: Agência Brasil Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo