![](https://destaquenews.com/wp-content/uploads/2025/02/chuva1302-1-780x470.jpg)
A atmosfera está muito instável no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira com grande aporte de umidade vinda da Amazônia para o território gaúcho, o que a MetSul alerta cria um ambiente favorável ao registro de episódios de chuva forte a intensa com altos volumes em curto período.
Dados de modelos numérico analisados pela MetSul Meteorologia apontam valores altos de água precipitável sobre o território gaúcho nesta quinta-feira, o que reforça a preocupação com chuva forte a intensa em pontos do estado.
Água precipitável é a quantidade total de vapor d’água na atmosfera que pode se condensar e cair como precipitação se toda a coluna de ar fosse resfriada até a saturação, um indicador usado na Meteorologia para se prever precipitação.
Grande quantidade de nuvens cobre o estado no decorrer do dia, embora ocorram aberturas de sol em diferentes pontos com aquecimento e abafamento devido à umidade muito elevada.
O ar quente e úmido de origem tropical favorece chuva que atinge grande parte dos municípios gaúchos durante esta quinta-feira. Já chove de manhã em alguns locais, mas em maior número de pontos à tarde.
A MetSul Meteorologia alerta que as condições são propícias à chuva forte a intensa localizada. Estes episódios de intensa precipitação podem causar alagamentos em algumas cidades gaúchas no decorrer do dia.
As áreas con maior possibilidade destes episódiosm de chuva forte são o Oeste, o Centro e a Metade Norte do Rio Grande do Sul, assim não se pode afastar que a chuva seja por vezes fortes em pontos da área metropolitana de Porto Alegre.
O risco de temporais com vento e granizo é muito isolado e maior mais ao Norte e ao Noroeste do estado, onde segue mais quente e abafado. O maior risco meteorológico mesmo é chuva forte a intensa localizada que pode trazer transtornos em algumas cidades.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER