Geral

Mais de 100 municípios gaúchos decretaram emergência por causa da estiagem

Ibirubá, na região Norte, está na lista da Defesa Civil Estadual. O documento entra em vigor nesta quarta-feira

O Rio Grande do Sul enfrenta estiagem que já trouxe prejuízos para 109 cidades desde o início do ano. Destas 106 já decretaram situação de emergência para tentar amenizar os problemas. Um dos casos é Ibirubá, na região Norte, onde o decreto de emergência passou a valer nesta quarta-feira, quando foi publicado.

Segundo o secretário de agricultura do município, Liberto Franck, os principais problemas ocorrem na zona rural. “A chuva é irregular e em quantidade muito pequena em algumas localidades. Conforme os técnicos da Emater, apesar da previsão de precipitações na próxima semana, a situação não deve mudar”, lamenta.

Desde novembro, o município não é atingido por uma chuva considerável e a situação piorou neste mês. De acordo com o levantamento da Emater, em arrecadação o município já perdeu em torno de R$ 150 milhões em arrecadação com a estiagem. “A principal perda está na soja, onde para uma produção de 62,5 sacos por hectare, em torno de 35 já foi perdido”, projeta.

Há prejuízos também na produção leiteira e na cultura do feijão. A prefeitura está levando água potável em algumas propriedades tanto para consumo humano, como de animais. Três bombas de poços artesianos estragaram por causa da água muito baixa para puxar. Já tivemos que abrir bebedouros também”, enumera. Ele relata que o prejuízo também é sentido no comércio por causa da seca. “Muitas lojas acabam fechando pela falta de consumidores”, observa. As localidades mais afetadas são as regiões de Alfredo Brenner, Capela Fátima e São Sebastião.

Uruguaiana

Uruguaiana, na Fronteira Oeste, que teve sua situação de emergência homologada pelo Governo do Estado e reconhecida pelo Governo Federal já levou mais de 400 mil litros de água potável desde o início da estiagem a zona rural. O apoio do caminhão pipa iniciou no final do ano passado e se tornou um trabalho contínuo. Os distritos atendidos são, principalmente, os que têm poços artesianos. As localidades de Três Bocas (Plano Alto) e Barragem Sanchuri foram atendidas nesta semana. Além delas, outras 69 famílias já receberam o auxílio, sendo 37 na Vila Açude, três na Barragem Sanchuri, oito no Três Bocas (Plano Alto), seis em Imbaá, oito em Aferidor e sete em Salso de Cima. A previsão é que ainda esta semana,a água chegue a Charqueadas. Em caso de necessidade do serviço, a comunidade pode solicitar pelos telefones (55) 3411-5566 (Romu); (55) 99223-1668 (Defesa Civil); ou (55) 3414-0000 (Secretaria Municipal de Infraestrutura).

Foto: João Yandrei / Prefeitura de Ibirubá /CP

Autor: Rádio Guaíba

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo