O Rio Grande do Sul enfrentou nesta quarta-feira o seu quarto dia seguido de calor muito intenso a extremo em que as máximas novamente passaram outra vez dos 40ºC. A onda de calor que castiga os gaúchos, entretanto, vai continuar. Como a MetSul Meteorologia tem alertado, será um episódio de calor prolongado e que está longe de terminar com tendência de piorar antes de chegar ao fim.
De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas no Rio Grande do Sul nesta quarta foram de 42,0ºC em Quaraí; 40,3ºC em Santiago; 40,1ºC em Uruguaiana; 40,0ºC em Alegrete; 39,2ºC em São Vicente do Sul; 38,9ºC em Dom Pedrito; 38,8ºC em Santa Maria e Teutônia; 38,6ºC em São Gabriel e São Borja; 38,5ºC em Bagé; e 38,2ºC em Campo Bom.
O calor deve perdurar no Rio Grande do Sul por mais sete dias, de acordo com todas as projeções de modelos numéricos consultadas pela MetSul Meteorologia e, pior, com a tendência de o pico de calor no estado ocorrer na semana que vem.
Nesta quinta-feira, o calor segue intenso a extremo com as maiores máximas indicadas para cidades da Depressão Central e do Oeste do estado, onde os termômetros devem marcar de 37ºC a 40ºC em vários pontos com marcas isoladamente superiores.
Na sexta-feira, o calor prossegue em quase todo o estado. Cede em intensidade na faixa Leste do território gaúcho, entretanto segue muito intenso no Oeste gaúcho, onde as máximas à tarde devem ficar próximas ou acima dos 40ºC.
Já no sábado se espera que o calor comece a novamente ganhar força na maior parte do Rio Grande do Sul com marcas próximas ou acima de 35ºC em diversas regiões. No Oeste, as máximas tendem a se situar perto ou ao redor dos 40ºC.
No domingo, o calor segue se intensificando. A maioria das cidades gaúchas deve anotar marcas superiores a 35ºC e no Oeste os termômetros devem marcar 40ºC ou mais. Na região metropolitana, a tarde deve ter entre 37ºC e 38ºC em vários pontos.
A segunda-feira vai marcar o começo do período mais intenso desta onda de calor no Rio Grande do Sul. Marcas perto e acima de 40ºC são esperadas em grande número de municípios do estado. Na capital, a temperatura deve ficar ao redor de 40ºC e na região metropolitana deve passar de 40ºC.
A terça-feira da semana que vem pode ser o pior dia de calor deste episódio extremo. Mais uma vez numerosas cidades devem ter uma tarde tórrida com máximas próximas ou acima de 40ºC. Porto Alegre pode ter entre 40ºC e 41ºC e cidades da Grande Porto Alegre podem chegar a 41ºC a 42ºC.
Na quarta-feira, a onda de calor pode ter seu último dia. Áreas de instabilidade fortes com chuva e temporais já afetam um maior número de municípios pela aproximação de uma frente fria, mas antes da chuva diversos pontos ainda devem ter calor com marcas em algumas localidades acima dos 35ºC.
Na quinta-feira da próxima semana, finalmente, projeta-se que a atuação de uma frente fria possa trazer chuva mais generalizada com queda de temperaturas. As máximas ficam abaixo de 30ºC em muitas cidades em algumas não devem passar de 25ºC a 27ºC.
Os mapas acima mostram as projeções de anomalia de temperatura, o quanto a temperatura deve desviar da média, no período da tarde, entre esta quinta-feira (6) e a quinta-feira da semana que vem (13), observando-se que as marcas nos termômetros vão seguir muito acima da média até terça e quarta da semana que vem com enormes anomalias positivas, de até 10ºC ou mais, no começo da semana.
Nos dias seguintes ao término da onda de calor, no final da semana que vem, não há tendência de o calor retornar com força porque o estado vai estar passando por um período de maior instabilidade que deve favorecer chuva mais frequente e com temporais, o que com a maior nebulosidade frustrará maior aquecimento.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER