Temporal deixa casas danificadas e famílias desalojadas no Rio Grande do Sul
Um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul no último domingo (19), causando danos a residências e deixando famílias desalojadas. A Defesa Civil está atuando para dar suporte às comunidades atingidas, realizando o levantamento de dados e a distribuição de lonas.
Em Arroio do Meio, no Vale do Taquari, as intensas chuvas, acompanhadas de fortes ventos, resultaram em três casas com danos graves e outras 23 residências parcialmente danificadas.
A força do temporal também derrubou cinco árvores e dois postes, obstruindo quatro vias da cidade e forçando o desalojamento de três famílias. A Coordenadoria Municipal distribuiu lonas para as famílias afetadas.
Na cidade de Agudo, na região central do estado, três residências sofreram destelhamento parcial, afetando 12 pessoas. Equipes da Coordenadoria Municipal também estiveram presentes para prestar apoio à população atingida.
O temporal foi previsto pela Defesa Civil, que emitiu alertas para a população sobre a possibilidade de acumulados de chuva entre 40 e 80 mm em grande parte do estado para o último domingo e esta segunda-feira (20), com picos de até 120 mm no Sul e Extremo Sul.
Segundo a Defesa Civil, a passagem de uma área de baixa pressão intensificou as instabilidades, trazendo chuva moderada a forte, descargas elétricas, temporais com queda de granizo e rajadas de vento que podem ter superado os 80 km/h em algumas áreas.
Além dos danos às residências, a Defesa Civil alerta para o risco hidrológico em diversas bacias hidrográficas, incluindo Pardo, Baixo Jacuí, Negro, Camaquã e Mirim-São Gonçalo.
A combinação de volumes de chuva entre 50 e 100 mm e a alta intensidade das precipitações eleva o risco de cheias em arroios e pequenos rios, além de alagamentos em áreas urbanas.
Autor: O Sul Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER