ClimaGeral

Incêndios não dão trégua em Los Angeles

Machadinho
Light Rain
21
21º – 21º
75%
0.77 km/h
30
qua
32
qui
34
sex
32
sáb
21
dom
Max. de Almeida
Light Rain
20
20º – 20º
81%
0.68 km/h
30
qua
29
qui
34
sex
31
sáb
21
dom

 

 

Los Angeles, devastada por incêndios florestais, enfrentou no domingo o retorno de ventos perigosos enquanto autoridades prometeram que os bombeiros estavam prontos para combater quaisquer novos incêndios provocados por rajadas furiosas. O fogo segue atingindo áreas da cidade, embora os esforços dos bombeiros que recebem ajuda de colegas de vários estados norte-americanos, México e Canadá.

PATRICK FALLON/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Pelo menos 16 pessoas foram confirmadas mortas por incêndios que devastaram a segunda maior cidade dos Estados Unidos por cinco dias, reduzindo comunidades inteiras a escombros e deixando milhares de pessoas sem casa.

Apesar dos esforços massivos de combate a incêndios, o maior incêndio se espalhou para Brentwood e o densamente povoado Vale de San Fernando, com ventos de até 80 km/h neste domingo.

As condições devem piorar drasticamente, com “comportamento extremo de incêndio e condições de risco de vida” atingindo o pico com ventos de 113 km/h em uma rara “situação particularmente perigosa (PDS)” declarada na terça-feira de manhã, disse a meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional Rose Schoenfeld.

Isso pode atiçar as chamas e espalhar brasas de zonas de queimadas existentes para novas áreas, alertaram os bombeiros.  O chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Anthony Marrone, disse que seu departamento recebeu recursos, incluindo dezenas de novos caminhões-pipa e bombeiros de lugares distantes, e estava preparado para enfrentar a ameaça renovada.

Questionada se os hidrantes poderiam secar novamente, como aconteceu durante a onda inicial de incêndios na semana passada, a prefeita Karen Bass respondeu: “Acredito que a cidade está preparada”.

A frustração aumentou enquanto os desabrigados que perderam suas casas esperavam o dia todo nos perímetros da zona de desastre, esperando poder visitar suas casas e tentar recuperar medicamentos vitais e animais de estimação.

Mas o xerife Robert Luna disse que as escoltas para essas áreas estavam sendo suspensas no domingo com o retorno de ventos fortes, condições perigosas entre os destroços e a necessidade de recuperar os corpos das vítimas.

As operações de busca e resgate de vítimas fatais estavam apenas começando, e “à medida que essas buscas continuam, infelizmente prevejo que esses números aumentarão”, disse ele.

Várias outras prisões de saqueadores foram feitas, incluindo um ladrão que se vestiu de bombeiro para roubar casas. Os toques de recolher noturnos em zonas evacuadas foram estendidos, e recursos adicionais da Guarda Nacional foram solicitados.

Impedido de entrar em uma zona de evacuação, o morador de Altadena Bobby Salman, 42, disse: “Tenho que estar lá para proteger minha família, minha esposa, meus filhos, minha mãe e não posso nem ir vê-los”.

No devastado bairro de Pacific Palisades, uma placa escrita à mão dizendo “saqueadores serão baleados” foi pendurada em uma árvore do lado de fora de uma casa, ao lado da bandeira dos Estados Unidos.

O incêndio de Palisades cresceu durante a noite para 23.700 acres (9.500 hectares) queimados, e estava apenas 11% contido.  Mas a contenção do incêndio Eaton de 14.000 acres em Altadena quase dobrou, mostraram novos números, com 27% de seu perímetro controlado.

O número total de moradores sob ordens de evacuação caiu para cerca de 100.000, de um pico de quase 180.000. A repentina corrida de pessoas precisando de um lugar para morar tem representado um problema crescente para a cidade, com relatos de aumento ilegal de preços por parte de proprietários oportunistas.

“Estou de volta ao mercado com dezenas de milhares de pessoas”, disse um homem que se identificou como Brian, cujo apartamento com aluguel controlado havia queimado. “Isso não é um bom presságio”.

O presidente eleito Donald Trump acusou autoridades da Califórnia de incompetência. O presidente Joe Biden deve se reunir com autoridades para um briefing sobre os esforços para suprimir os incêndios florestais, disse a Casa Branca.

Uma grande investigação por autoridades federais e locais está em andamento para determinar o que causou os incêndios. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse ao programa de televisão Meet the Press que também estava lançando um “Plano Marshall” enquanto a cidade busca reconstruir. “Já temos uma equipe pensando em reimaginar LA 2.0”, disse ele.

Ele também enfatizou o problema imediato do clima, dizendo que “o desafio são os ventos. Temos esses ventos voltando esta noite, domingo à noite. Temos ventos de pico na segunda-feira”.

Embora a ignição de um incêndio florestal possa ser deliberada, eles são frequentemente naturais e uma parte vital do ciclo de vida de um ambiente. Mas a expansão urbana coloca as pessoas com mais frequência em perigo, e a mudança climática agrava o risco de megadesastres.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo