ClimaDestaque

Chuva extrema inunda cidades e deixa dez mortos em Minas Gerais

Machadinho
Céu Limpo
17
31º – 17º
79%
2.53 km/h
31
ter
31
qua
32
qui
33
sex
33
sáb
Max. de Almeida
Céu Limpo
17
30º – 17º
79%
2.45 km/h
30
ter
31
qua
33
qui
33
sex
32
sáb

 

 

Chuva extrema atingiu o Vale do Aço neste domingo e arrasou parte da cidade de Ipatinga, causando danos ainda em outros municípios da região. Há áreas inundadas, algumas severamente, e múltiplos deslizamentos de terra, alguns com vítimas fatais.

Chuva inunda cidades no Vale do Aço | REDES SOCIAIS

O prefeito de Ipatinga confirmou que subiu para nove o número de mortos como consequência da chuva extrema deste domingo que causou destruição na cidade com inundações e deslizamentos.

Em coletiva de imprensa no início da noite deste domingo, o prefeito detalhou o que aconteceu com as vítimas e os danos na cidade. Foi decretada situação de emergência.

Entre as vítimas estão cinco pessoas da mesma família e duas crianças. Uma pessoa foi localizada e outra segue desaparecida, o que aumentar o número de mortes para dez.

Ao todo, 460 pessoas estão desalojadas e serão encaminhadas para o Estádio Ipatingão. Segundo Nunes, a prioridade das autoridades no momento é salvar vidas e prestar assistência para quem perdeu casa ou estão em área de risco.

De acordo com o Corpo de Bombeiros houve 58 ocorrências referentes à chuva intensa que atingiu Ipatinga. A maioria dos chamados foi para desabamentos e vistoria em áreas de risco de desabamento.

“Uma forte chuva pegou Ipatinga de surpresa nessa madrugada. Com 80 mm caindo em 1 hora, tivemos alguns pontos de alagamento pela cidade, mas nossas equipes da Defesa Civil, Bombeiros e GCM já estão nas ruas atentos. É um volume muito grande em pouco espaço de tempo”, relatou o prefeito Gustavo Nunes.

“Casas que vieram barranco abaixo, avenidas obstruídas, lama, casas inundadas. Estamos com equipe na rua, mobilizando. A UPA também inundou porque o córrego Gerasa inundou toda a avenida. Já existe equipe a caminho da UPA e vamos trabalhar. Os casos mais urgentes estamos atuando, mas quem não conseguiu contato, seja Defesa Civil, Samu, ou bombeiros, nos mande na rede social”, pediu o prefeito.

Outra cidade do Vale do Aço, além de Ipatinga, também enfrenta uma grave situação pela chuva. Na madrugada deste domingo, Santana do Paraíso, município com quase 45 mil habitantes, enfrentou a maior chuva já registrada na cidade, segundo a prefeitura. Uma pessoa morreu em um desabamento.

A MetSul Meteorologia e outros serviços de Meteorologia alertavam há dias para o risco de chuva localmente forte a intensa em Minas Gerais com um canal de umidade vindo da Amazônia sobre o estado. O risco de chuva intensa a extrema localizada segue no estado mineiro.

Tratou-se de uma ocorrência localizada de chuva extrema no Vale do Aço, condição que é comum nesta época do ano no Sudeste do Brasil sob ar quente e úmido e um canal de umidade organizado no Centro do Brasil. Isso explica os mais de 200 mm em poucas horas registrados na região.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo