ClimaDestaque

Vento com rajadas fortes vai acompanhar a chuva no feriado

Machadinho
Scattered Clouds
17
23º – 17º
84%
3.95 km/h
23
qui
19
sex
26
sáb
29
dom
32
seg
Max. de Almeida
Scattered Clouds
17
23º – 17º
83%
3.79 km/h
23
qui
18
sex
26
sáb
29
dom
32
seg

 

 

O Rio Grande do Sul terá um feriado marcado pela instabilidade com chuva, que será forte em algumas regiões, e vento. Efeito de centro de baixa pressão que atua ao longo desta quarta-feira sobre o Sul do Brasil.

O contraste de pressão entre a área de baixa pressão no Sul do Brasil e o centro de alta pressão de quase 1030 hPa a Leste da Argentina deverá gerar vento moderado e por vezes com rajadas fortes do quadrante Leste.

O vento que soprará do mar para o continente, carregado de umidade e com a temperatura do Atlântico acima da média, pode gerar condições de chuva orográfica associada ao relevo no Norte do Litoral Norte gaúcho e no Sul e no Leste de Santa Catarina, o que não rara determina volumes muito altos de precipitação.

Por isso, as localidades que mais devem ter chuva são aquelas perto da Serra no Litoral Norte, em particular na região de Torres, onde os morros são mais altos e a Serra chega a ter cotas de altitude acima de mil metros. Estas localidades incluem Dom Pedro Alcântara, Morrinhos do Sul, Maquiné, Terra de Areia e Três Cachoeiras.

O vento, em média, deverá ficar entre 50 km e 70 km/h, mas isoladamente pode ser mais forte. Com a chuva, o solo vai estar saturado e, portanto, instável. O vento desta forma pode provocar queda de árvores e galhos, especialmente na área de Porto Alegre, pela maior arborização da cidade.

O período de maior risco de chuva forte se concentra principalmente na madrugada e manhã. Precipitações mais intensas atingirão inicialmente o Oeste e o Centro gaúcho e que avançariam depois em direção aos vales, a Grande Porto Alegre, parte da Serra e o Litoral Norte.

Não são descartados temporais isolados, mas o risco é baixo pela temperatura baixa que desfavorece tempo severo. O maior risco é mesmo é chuva volumosa em alguns pontos. Os maiores acumulados de chuva devem se dar do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul com volumes projetados perto e acima de 50 mm em vários pontos, mas que localmente devem ser superiores.

A instabilidade cede da tarde para a noite e já vão ocorrer períodos de melhoria em diferentes pontos do território gaúcho, porém áreas mais ao Nordeste do estado, ainda podem ter chuva e por vezes forte. Há possibilidade de que as praias registrem alagamentos.

ALEX ROCHA/PMPA

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo