Um centro de alta pressão é o grande protagonista das condições atmosféricas neste momento no Sul do Brasil. Associado a uma massa de ar frio que ingressou na segunda-feira na região, a área de alta pressão atmosférica garante tempo firme na maior parte dos três estados do Sul.
A imagem do satélite meteorológico GOES-16 acima do meio-dia desta quarta-feira mostra o centro de alta pressão localizado sobre o Sul do Brasil. Observa-se ainda outra alta pressão na costa do Chile, sobre o Pacifico, e um ciclone extratropical no extremo Sul do Atlântico de onde deriva a frente fria que se estende até o Sudeste do Brasil no dia de hoje com chuva.
Não se trata de um centro de alta pressão significativo. Os mais potentes, que costumam ocorrer nos meses de inverno, podem atingir valores de pressão atmosférica tão altos quanto 1.035 hPa a 1.040 hPa. Estas “altas” potentes acompanham as fortes massas de ar polar que trazem intensas ondas de frio.
Alta pressão, em regra, garante tempo firme. Por isso, o Rio Grande do Sul experimenta uma quarta-feira de tempo muito aberto e ensolarado. Conforme a localidade, o céu está claro ou com poucas nuvens esparsas no dia de hoje.
O ar seco que acompanha a alta pressão deve seguir atuando na maior parte do Sul do Brasil nesta segunda metade da semana. Como efeito, o tempo firme deve prevalecer na grande maioria das cidades dos três estados da região até o fim de semana.
A circulação de umidade oceânica, com ventos que sopram do mar para o continente, com a influência do movimento do centro de alta pressão, deve trazer períodos com mais nuvens no Leste de Santa Catarina e do Paraná nos próximos dias, inclusive com precipitação em alguns pontos.
No Rio Grande do Sul, em geral, o sol vai predomina nesta quinta, na sexta e durante o fim de semana. À medida que a influência do ar frio cessa, ar mais quente ingressa e vai favorecer uma elevação muito acentuada da temperatura com forte a intenso calor indicado para o fim de semana.
Alta pressão favoreceu frio hoje cedo
A influência do centro de alta pressão proporcionou as condições que favoreceram o forte resfriamento observado no começo desta quarta-feira nos três estados do Sul, inclusive com temperatura abaixo de zero.
No Rio Grande do Sul, estações indicaram mínimas hoje cedo de 1,0ºC em São José dos Ausentes; 1,7ºC em Pinheiro Machado; 2,5ºC em Vacaria; 3,3ºC em Soledade e Cambará do Sul; 3,6ºC em Capão Bonito do Sul; 3,7ºC em André da Rocha; 4,0ºC em Bom Jesus; 4,3ºC em Monte Alegre dos Campos; 5,1ºC em São Francisco de Paula; e 5,5ºC em Canela.
Já em Santa Catarina fez -0,3ºC em São Joaquim; 0,4ºC em Painel; 0,5ºC em Urupema; 1,0ºC em Vargem; 1,2ºC em Urubici; 3,0ºC em Ponte Alta do Norte; 3,2ºC em Bom Jardim da Serra; 4,1ºC em Fraiburgo; 4,2ºC no Morro da Igreja; 4,3ºC em Otacílio Costa; 4,4ºC em Frei Rogério; 4,5ºC em Bocaína do Sul; 4,9ºC em Rio Rufino; e 5ºC em São Cristovão do Sul.
Novo centro de alta pressão influencia o tempo semana que vem
Um novo centro de alta pressão deve influenciar o tempo ao menos em parte do Sul do Brasil na semana que vem. Desta vez, o sistema vai atuar a Leste da Argentina com os modelos indicando pressão atmosférica de até 1.025 hPa.
A alta pressão vai acompanhar uma nova massa de ar frio que trará mais dias agradáveis no Sul do Brasil. Antes, entretanto, a frente fria na dianteira do ar frio vai provocar chuva com risco de temporais isolados na primeira metade da semana que vem nos estados da Região Sul.
Autor: MetSul
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER