DestaqueMachadinho
APROMATE 30 ANOS – Erva-Mate Região de Machadinho
A Região de Machadinho está situada no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul e seu espaço territorial ocupa uma área de transição entre as regiões do Planalto Médio, do Alto Uruguai e dos Campos de Cima da Serra. Seu limite chega ao Leste até o rio Bernardo José, ao Oeste ao rio Apuaê, confronta ao Sul com os municípios de Ibiaçá e Lagoa Vermelha e ao Norte faz divisa com o estado de Santa Catarina, através das águas do rio Uruguai, Lago da Usina Hidrelétrica de Machadinho.
A Região de Machadinho, primitivamente chamada de Região das Matas, é reconhecida pela extração e produção de erva-mate, desde o princípio de sua colonização, no início do Século XX. A erva-mate foi o primeiro produto comercial produzido pelos pioneiros, seguido pela exploração da araucária. Juntas, até a década de 1950, formaram o principal binômio econômico da região.
As características do solo, do clima, da formação hídrica, da altitude e da vegetação natural da Região de Machadinho proporcionaram ao longo dos tempos uma condição toda especial para o desenvolvimento e a adaptação da erva-mate, tornando-lhe uma porção geográfica conhecida, com notoriedade pela qualidade da matéria-prima de seus ervais e potencializada pela tradição dos ervateiros locais em preparar e produzir a erva-mate.
Essa região, no passado, pertenceu ao município de Lagoa Vermelha, cujo território era dividido entre a região dos Campos e a região das Matas. Teve sua colonização motivada pela riqueza dos ervais, fato que lhe rendeu por algum tempo a alcunha de “Terras do Ouro Verde”. Também integram o espaço geográfico Erva-mate Região de Machadinho os municípios de Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São João da Urtiga, Sananduva, Santo Expedito do Sul, Tupanci do Sul, Barracão, São José do Ouro e Cacique Doble.
A erva-mate está presente e é cultivada para a produção de folhas nos dez municípios que integram essa região, porém, a produção de frutos, de sementes, de mudas, a industrialização e a exportação, atualmente estão concentradas em Machadinho. A cadeia produtiva da erva-mate na Região de Machadinho está estruturada desde a produção de sementes até a exportação do produto industrializado. A organização setorial regional é liderada pela Apromate.
O descobrimento da Cambona 4, na década de 1990, somado à tradição ervateira secular, deu uma enorme visibilidade para a Região de Machadinho, visto destacar a produção regional de erva-mate e ampliar o patamar produtivo, qualitativo e tecnológico do setor ervateiro.
(18/11/1994-18/11/2024 – Apromate 30 Anos).
Diretoria da Apromate – Gestão 2022-2026.