Em coletiva às 10h da manhã deste domingo, o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, se pronunciou sobre a dificuldade de alguns eleitores para justificar seu voto no primeiro turno. O presidente alega que a instabilidade se deu por uma sobrecarga do sistema de justificativa, devido ao número de acessos simultâneos do aplicativo. Segundo Voltaire, a situação já foi resolvida e o acesso se encontra estabilizado.
Após a abertura das eleições municipais, eleitores reclamaram nas redes sociais de dificuldades para acesso do sistema de justificativa de voto. Ao tentar acessar o aplicativo, a mensagem “Nossos canais de atendimento estão congestionados. Aguarde e tente novamente em instantes” aparecia na tela, redirecionando usuários para uma fila virtual.
Para justificar o voto sem o uso do aplicativo ainda neste domingo, eleitores deverão preencher o formulário disponível gratuitamente nos portais de internet do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs) de cada estado.
Depois de preenchido, o documento deve ser entregue na seção eleitoral mais próxima ou nos locais de justificativa divulgados pelos TREs e pelos cartórios eleitorais, mediante apresentação de documento oficial com foto.
Para eleitores com dificuldades de acesso ao aplicativo para verificar seu local de votação, uma alternativa é acionar o WhatsApp do TRE-RS através do número (51) 2312-2015.
Imagem: TSE
Autor: Correio do Povo
Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER