ClimaDestaque

O que esperar do tempo depois da chuva intensa e dos temporais

Machadinho
Scattered Clouds
13
23º – 13º
99%
0.8 km/h
23
sex
29
sáb
32
dom
36
seg
35
ter
Max. de Almeida
Scattered Clouds
13
21º – 13º
97%
0.56 km/h
21
sex
28
sáb
31
dom
35
seg
31
ter

 

Porto Alegre teve chuva intensa, alagamentos e queda de árvores com a forte instabilidade desta quinta-feira. Tempo segue instável na capital com chuva e garoa nesta sexta. | CAMILA CUNHA/CORREIO DO POVO

Temporais seguiram castigando o Rio Grande do Sul no final da quarta-feira e no começo desta quinta com granizo de variado tamanho e vendavais que causaram estragos na Grande Porto Alegre e no interior do estado, tal como era alertado pela MetSul Meteorologia.

No interior, o pior do vento se deu na região Noroeste. Em Palmeira das Missões, onde houve vários estragos, as rajadas chegaram a 102 km/h. Em Sete de Setembro, nas Missões, o ginásio polidesportivo do município veio abaixo com o vento na madrugada. Na Grande Porto Alegre, vendaval na madrugada foi responsável por destelhamentos em alguns imóveis.

Houve novos temporais de granizo com danos em lavouras em diferentes municípios. Várias cidades da região metropolitana registraram granizo no começo da manhã, mas miúdo e sem danos.

A chuva foi intensa entre os vales e a região metropolitana. Em Porto Alegre, a chuva da quinta-feira somou 50 mm até o fim da tarde, ou um terço da média mensal. Na semana, a capital acumula 110 mm, o que corresponde a 70% da média do mês todo. A chuva torrencial do meio da manhã de hoje alagou diversas vias da capital e causou bloqueio total em algumas.

O alto volume de chuva fez com que o Rio Pardinho, no Vale do Rio Pardo, superasse a cota de inundação. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba subia e estava ao entardecer em 1,50 metro, mas não há qualquer risco de grande enchente, uma vez que a cota no Cais Mauá de transbordamento é de 3,00 metros e não choveu muito nas bacias que desaguam em Porto Alegre.

A chuva volumosa nesta semana se concentrou na Metade Sul, que não afeta o nível do Guaíba diretamente, com cheias de rios como o Piratini, Camaquã e Santa Maria. Choveu até hoje de 100 mm a 320 mm na grande maioria das cidades do Sul gaúcho com alagamentos, inundações e até o bloqueio da BR-116.

A instabilidade diminui no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, mas o tempo não firma. Embora o sol chegue a aparecer com nuvens em diferentes cidades, ainda haverá muita nebulosidade no estado, até com garoa isolada. No Leste, o que inclui a região das lagoas, a costa, a Grande Porto Alegre e a Serra, a sexta ainda tem muitas nuvens com períodos de chuva leve e garoa.

Ar mais ameno que cobre o Rio Grande do Sul traz um dia bastante agradável nesta sexta na temperatura em todas as cidades gaúchas com marcas pouco acima de 20ºC à tarde na grande maioria.

O tempo firma em todo o estado no fim de semana com sol. A chuva vai retornar na segunda para o Sul e Oeste do Rio Grande do Sul, talvez chegando até pontos do Centro do estado até o final do dia.

Na terça-feira, a chuva atingirá todas as regiões do Rio Grande do Sul. Não são esperados por ora volumes excessivos, mas podem ocorrer temporais isolados. Na segunda metade da semana que vem, a chuva se concentrará na Metade Norte do estado e pode ser localmente forte e com temporais isolados.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo