Cavalgada da Chama Crioula marca o início da Semana Farroupilha em Machadinho
Na noite de ontem, a chegada da Chama Crioula ao Parque de Exposições Alcides Amadeo Meassi, em Machadinho, deu início às atividades da Semana Farroupilha no município. Trazida pelos membros dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), a chama representa o espírito de união e tradição gaúcha, marcando o começo das festividades que seguem até o Dia do Gaúcho, em 20 de setembro.
Programação das atividades:
- Hoje, às 19h: Apresentações culturais das escolas Anita, Samuel e Getúlio Dorneles Vargas (Bela Vista).
- 18 de setembro, às 19h: Apresentações das escolas Nair, Itacyr e Muriam.
- 19 de setembro, às 19h: Apresentação da Escola Castro Alves, seguida pela Invernada Artística Gritos de Liberdade, Banda Marcial Maestro Candal, e encerrando a noite com show dos Fandangueiros do Sul.
- 20 de setembro – Dia do Gaúcho:
- 9h30min: Desfile temático com saída da Brigada Militar até o Parque de Exposições.
- 12h: Churrasco à moda antiga (preço de custo), com reservas pelo telefone (54) 99973-7940 (Beto).
- 14h: Matinê com Alessandro Filho e grupo Carreteando.
O evento é realizado com o apoio dos CTGs, escolas estaduais e municipais, e diversas entidades do município. As atividades fortalecem a cultura gaúcha e convidam a comunidade a celebrar suas tradições com muita música, dança e culinária típica.
A Semana Farroupilha é um dos maiores símbolos da identidade gaúcha e relembra a Revolução Farroupilha, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Sul, quando o povo lutou por mais autonomia e justiça social. Assim como no passado, as comemorações atuais reforçam o orgulho de ser gaúcho, mantendo viva a chama dos ideais que marcaram essa importante revolução.