
A 370km de Porto Alegre, o município de Engenho Velho detém o menor eleitorado entre as cidades gaúchas: são 1.192 pessoas aptas a votar. O número representa mais de 90% da população do pequeno município, com 1.296 residentes, segundo o Censo de 2022. A cidade ganhou 19 novos eleitores de quatro anos para cá, mas isso não foi o suficiente para que perdesse o primeiro lugar na lista de municípios com menor eleitorado.
Em compensação, Coqueiro Baixo, cidade próxima a Encantado, perdeu 34 eleitores e subiu para segunda posição na lista das cidades com o menor número de eleitores este ano, com 1.364 votantes. Em 2020, o município ocupava o 4º lugar na lista.
Além de Coqueiro Baixo, outras 42 cidades gaúchas também perderam eleitores. Em Encantado e Getúlio Vargas, por exemplo, o déficit foi de quase mil: 967 e 954, respectivamente. O primeiro município figura entre uma das cidades mais atingidas pelas enchentes – tanto as de 2023, quanto as que ocorreram em maio deste ano. Estrela, que também sofreu com a fúria dos rios, é a terceira com maior desfalque, foram 866 eleitores a menos.
Já entre os municípios que mais ganharam eleitores está Porto Alegre e Caxias do Sul. Ambas terão mais de 13 mil votantes novos no pleito deste ano. Cidades da Região Metropolitana como Viamão, Canoas, Gravataí e Alvorada também tiveram um aumento de mais de 8 mil eleitores. De forma geral, o eleitorado gaúcho também aumentou, mesmo que pouco. São 8.682 milhões de pessoas aptas a votar para escolher prefeitos e vereadores nos 497 municípios do Rio Grande do Sul.
Números de alguns municípios da região:
Quer saber se sua cidade perdeu ou ganhou eleitores? Confira na tabela abaixo.