ClimaDestaque

Levantamento de campo confirma microexplosão nas Missões

Machadinho
Céu Limpo
7
10º – 5º
51%
0.44 km/h
10
dom
16
seg
20
ter
18
qua
24
qui
Max. de Almeida
Céu Limpo
7
10º – 5º
54%
0.29 km/h
10
dom
15
seg
19
ter
17
qua
22
qui

 

Vento associado à microexplosão atmosférica causou danos em centenas de moradias e prédios em São Luiz Gonzaga no último fim de semana | BRIGADA MILITAR

Levantamento de campo da Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria em São Luiz Gonzaga confirmou que uma microexplosão atmosférica atingiu o município da região das Missões, no Rio Grande do Sul, no último sábado à noite.

Equipe do curso de Meteorologia da UFSM se deslocou para São Luiz Gonzaga para uma análise dos danos causados na cidade pela forte tempestade na noite do sábado passado. O vento destrutivo causou danos em mais de mil residências e afetou 15 mil pessoas na cidade.

A equipe realizou a documentação dos danos a partir de fotos e vídeos aéreos e em nível do solo, além da coleta de relatos junto a comunidade atingida. A Defesa Civil regional ofereceu suporte a equipe de meteorologistas da UFSM.

A análise detalhada dos pontos contou com a participação dos professores do curso de meteorologia Ernani Nascimento e Vagner Anabor, além da participação do aluno de pós-doutorado Maurício Ilha.

A partir da verificação espacial da área afetada e também do padrão divergente encontrado em quedas de árvores e danos em construções, a equipe da Meteorologia UFSM concluiu que a os fenômeno que atingiu São Luiz Gonzaga foi uma microexplosão.

O fenômeno é caracterizado por uma coluna de ar descendente de uma nuvem de tempestade que ao atingir o solo se espalha radialmente provocando intensas rajadas de vento. Nota técnica com a análise mais detalhada do evento está sendo elaborada e será divulgada nos próximos dias.

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo