Clima

Raro tornado provoca estragos no interior do Nordeste do Brasil

Machadinho
Céu Limpo
25
25º – 20º
49%
1.96 km/h
23
sáb
24
dom
26
seg
26
ter
29
qua
Max. de Almeida
Céu Limpo
25
25º – 20º
53%
1.71 km/h
23
sáb
23
dom
25
seg
25
ter
28
qua

 

 

Notícias de tornados no Sul do Brasil não são incomuns. Houve dois nesta semana na região, um no Rio Grande do Sul e outro no Paraná, ambos em áreas rurais e sem causar danos. No Nordeste do Brasil, onde o encontro de ar quente e frio que costuma gerar tempo severo é muito menos frequente, tornados são muito mais raros.

Mas não no dia de hoje. Isso porque tornado foi registrado na zona rural do município de Estrela de Alagoas, no Agreste, na tarde desta quinta-feira. Imagens feitas por moradores da região mostram que o fenômeno atingiu casas e provocou estragos em algumas residências.

Um grande funil tocou terra na área rural de Estrela de Alagoas, impressionando muito os moradores, nada acostumados a este tipo de fenômeno na região. O tornado, ao avançar pela zona rural da localidade, atingiu residências.

“Arrancou tudo. Ave Maria, estou todo me tremendo. Acabou com tudo”, disse um morador ao portal alagoano TNH1. Em um outro registro, um morador da região do sítio Lajeiro dos Nicácios, local atingindo pelo tornado, registrou o funil destrutivo se formando.

A passagem do tornado provocou estragos na zona rural de Estrela de Alagoas. Imagens da imprensa local mostraram prédios destelhados e casas parcialmente colapsadas, com danos condizentes com um tornado F1 na escala Fujita (vento de 116 km/h  a 180 km/h).

Danos causados pelo tornado em Estrela de Alagoas | 104 FM

Embora tenha gerado dúvida entre meteorologistas alagoanos, não é a força do vento ou sua abrangência que define um tornado e sim a sua estrutura como uma coluna giratória de vento que toca o solo associada a um nuvem mais desenvolvida, seja ela supercelular ou não.

No caso, um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) estava nesta quinta-feira sobre o Atlântico, a Leste do Nordeste. Na periferia do vórtice a atmosfera se torna mais propícia para a instabilidade, o que colaborou para a formação um tanto atípica no dia de hoje no agreste nordestino.

 

Autor: MetSul

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo