DestaqueRural

Plantio de soja impactado pelo clima

Conforme apresentado pelo recente Boletim Semanal da Conab, observa-se que o cultivo de soja no Brasil está enfrentando variadas condições climáticas em diferentes estados, impactando diretamente o desenvolvimento das lavouras e o progresso do plantio.

Em Mato Grosso, apesar da irregularidade das chuvas, o plantio avançou significativamente, com a maioria das lavouras apresentando bom desenvolvimento. Em Mato Grosso do Sul, as condições favoráveis de umidade do solo impulsionaram a semeadura em todo o estado. No estado de Goiás, o plantio progrediu devido à melhora no regime de chuvas, porém, está atrasado se comparado à safra anterior.

 

No Rio Grande do Sul, a semeadura avançou, especialmente nas áreas de pousio e nas que foram previamente utilizadas para o cultivo de trigo, mostrando bom desenvolvimento apesar das fortes chuvas. Por outro lado, no Paraná, as chuvas constantes têm atrasado a implantação das lavouras e a execução de tratos culturais, embora as áreas semeadas estejam em boas condições.

Em Minas Gerais, o plantio está atrasado em comparação com a safra passada, mas a retomada das chuvas acelerou os trabalhos no campo. São Paulo enfrenta um cenário onde as chuvas frequentes têm atrasado a semeadura.

No Maranhão, o plantio ocorre lentamente devido à irregularidade das chuvas, concentrando-se principalmente no sul do estado. Tocantins também vivencia impactos na evolução da semeadura, atribuídos à irregularidade climática. Na Bahia, as lavouras irrigadas estão se desenvolvendo bem, enquanto nas áreas de sequeiro o plantio ainda não foi iniciado devido ao clima seco.

PROGRESSO DA SAFRA

Semana de  30 de outubro a 05 de novembro de 2023

Percentual da área semeada nacional: 48,4%

A nível nacional, a soja está implementada em 48,4% da área estimada, sendo que as lavouras mais adiantadas estão em Floração. Porém esses avanços estão concentrados em apenas quatro estados produtores.

No Tocantins, a semeadura passou de 15% para 17%, ainda atrasada em comparação com os 25% da safra anterior.

No Maranhão, houve um aumento de 3% para 8%, mas segue atrasado frente aos 22% do período correspondente no ano passado.

O Piauí permanece sem avanço, estacionado em 0%, abaixo dos 7% do ano anterior.

A Bahia também não apresentou progresso, mantendo-se em 4%, atrasado em relação aos 23% da safra passada.

O Mato Grosso mostrou um incremento de 70,9% para 80,2%, ainda abaixo dos 95,3% do ano anterior.

Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 52% para 70%, mas segue atrasado em comparação com os 88% do ano passado.

Em Goiás, o avanço foi de 31% para 41%, abaixo dos 48% da safra anterior.

Minas Gerais teve um aumento significativo de 17,8% para 30,6%, contudo, está atrasado em relação aos 37,6% da safra passada.

São Paulo avançou de 58% para 70%, ainda assim, abaixo dos 80% do ano anterior.

No Paraná, a semeadura cresceu de 58% para 69%, ritmo muito semelhante à safra passada.  Assim como em Santa Catarina, que teve um ligeiro avanço de 16% para 24%.

O Rio Grande do Sul progrediu de 1% para 2%, muito abaixo dos 5% do período comparativo do ano passado.

Material elaborado a partir do Boletim de Andamento de Safra da Conab com análise de Gabriel Rodrigues e revisão de Aline Merladete

Autor: Agrolink
#destaquenews #rural #agricultura #agroépop

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo