DestaqueGeral

Sobe para 111 número de cidades com decreto de emergência em Santa Catarina

Cento e trinta e nove municípios registram algum tipo de dano

A sequência de chuvas que atinge Santa Catarina desde o início de outubro já deixa 111 cidades em situação de emergência. Conforme o último relatório divulgado pela Defesa Civil catarinense, nesta quinta, 139 municípios registraram algum tipo de dano. Nessa quarta, o número de decretos era de 98, e o total de cidades afetadas, de 136. Em meio aos temporais do sábado passado, foram confirmadas duas mortes, em Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, e em Palmeira, na Serra.

Os acumulados de precipitação, só nesta quinta, variaram de 50 a 70mm, em média, no Oeste (divisa com o Paraná), Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. No Grande Oeste (junto à divisa com o Rio Grande do Sul), Planalto Sul e Litoral Sul, os volumes acumulados foram de 20 a 40 mm.

As leituras das barragens de Santa Catarina apontaram que o volume de água superou ou está próximo do limite. O reservatório da Barragem Sul, em Ituporanga, com cinco comportas fechadas, marca 119,98% de área preeenchida; a barragem Oeste, em Taió, com sete comportas fechadas, 109,88%, e a barragem Norte, em José Boiteux, com duas comportas fechadas, marca 71,05%.

Conforme a Defesa Civil catarinense, a previsão do tempo para os próximos dias é de que as chuvas parem ou ocorram com baixa intensidade. Apesar disso, o risco continua de alto a muito alto para ocorrências como inundações graduais e deslizamentos de terra.

Equipes municipais, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social, Governo do Estado, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal seguem prestando atendimento a milhares de afetados no estado vizinho.

Foto: Divulgação/CBMSC

Autor: Rádio Guaíba

Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER

Botão Voltar ao topo