Cresol promove atividades de alinhamento Sistêmico
Encontro reuniu cerca de 80 profissionais entre presidentes, diretores e colaboradores da Central Cresol Sicoper e das Cooperativas Singulares

Durante a tarde de quarta-feira (14 de junho), a Cresol Sicoper promoveu a quarta e última etapa do projeto de Organização Sistêmica, que vem sendo realizado desde setembro de 2022 com a participação do assessor canadense, Jean Bregevin. Na oportunidade, foram apresentados um resgate de cada uma das etapas e suas reflexões sobre as atividades desenvolvidas. Além disso, os participantes puderam interagir e consolidar os temas que foram trabalhados neste período.
O objetivo do projeto de Organização Sistêmica é fazer uma reflexão a respeito da atuação do sistema nos últimos anos e traçar os rumos para o fortalecimento da Cresol Sicoper para os próximos 10 anos. Buscando sempre manter a essência do cooperativismo, com uma governança eficiente e comprometida com os princípios do setor e com o foco no relacionamento com os cooperados.
Este ciclo, para o presidente da Central Cresol Sicoper, José Silva, foi um momento de consolidar a governança da cooperativa. “Podemos discutir sobre o desempenho e representatividade da Central no sistema, e refletimos também sobre a definição dos papéis e responsabilidade de cada instância da governança e da Confederação, Central e Cooperativas, além de outros pontos estratégicos”, enfatiza Silva.
Já no período da noite, foi realizado, de forma antecipada, um jantar em comemoração aos 9 anos de constituição da Central Cresol Sicoper, que serão completados no próximo dia 27 de junho.
A comemoração foi um momento de resgatar a trajetória da Central, dos desafios de sua constituição ao sucesso da sua consolidação. Além de fortalecer os laços junto às cooperativas singulares que acreditaram no projeto e que durante a atividade puderam expressar a importância desse relacionamento duradouro.
Na oportunidade, o presidente e o diretor executivo da Central Cresol Sicoper, José Silva e Jonas Klein, respectivamente, relembraram a caminhada pela consolidação do sistema, com grandes conquistas e muitos desafios, além de agradecerem a confiança das 16 cooperativas singulares.
Lançamento Plano Safra
No dia 15 de junho, pela manhã, aconteceu o lançamento interno do Plano Safra 2023/2024, que prevê o repasse de mais de R$ 3,5 BI. Valor este que dobra o praticado na safra 2022/23, na qual a Cresol Sicoper repassou R$ 1,7 BI. Os recursos podem ser utilizados nas modalidades: Pronaf, Pronamp, investimentos e demais linhas voltadas ao agronegócio.
A atividade contou com a participação online do coordenador-geral de financiamento à produção rural do MDA, Robson Lopes, do subsecretário de política agrícola e negócios agroambientais do Ministério da Fazenda, Gilson Alceu Bittencourt, e do chefe de relacionamento com instituições financeiras e clientes do BNDES, Tiago Peroba.
Os painelistas abordaram temas voltados aos desafios da produção de alimentos, a importância do Plano Safra para estimular o crescimento, a reformulação e os recursos do programa, como a novidade da divisão da liberação de recursos por semestre, conforme pré-indicação das Instituições. Além de abordar as linhas de crédito do BNDES e reforçar a importância da Cresol nesses repasses, destacando o prêmio da Cresol Sicoper de 2º lugar na categoria Microcrédito, recebido no dia anterior.
O alinhamento do Plano Safra, para o diretor executivo da Central Cresol Sicoper, Jonas Klein, no primeiro momento serviu para coletar informações dos órgãos envolvidos. “No segundo momento da atividade, encaminhamos nossas estratégias internas de como vamos operar tanto de forma operacional e comercial, quanto de agilidade e limites. Este momento é importante para reforçar os alinhamentos entre Central e Cooperativas, demonstrando a organização do sistema para iniciar bem o Plano Safra, com nossos objetivos e metas traçadas”, comenta Klein.
autor: cresol