Clima

Ciclone mostro com vento de 300 km/h pode quebrar recorde

Supertufão Mawar avança pelo Pacífico Norte e se intensifica ainda mais após ter causado estragos na ilha de Guam .

Machadinho
Céu Limpo
11
25º – 11º
96%
2.13 km/h
25
sáb
23
dom
26
seg
26
ter
29
qua
Max. de Almeida
Céu Limpo
11
25º – 10º
93%
1.68 km/h
25
sáb
24
dom
25
seg
25
ter
28
qua

 

 

Um ciclone tropical com intensidade raramente vista nesta época do ano no mundo avança no momento pelo Pacífico Noroeste. O supertufão Mawar se intensificou ainda ao passar pela ilha norte-americana de Guam e atravessar uma reestruturação de parede do olho da tempestade, o que costuma preceder aumento de intensidade de ciclones tropicais.

De acordo com o último boletim do Centro de Previsão Conjunta de Alerta de Tufões do Pacífico (Joint Typhoon Warning Center), os ventos sustentados de um minuto ao redor do centro da Mawar subiram para até 155 nós (287 km/h) com rajadas acima de 300 km/h.

O verdadeiro ciclone monstro em intensidade estava com uma pressão atmosférica central de apenas 903 milibares, o que faz de Mawar o ciclone tropical mais intenso até agora neste ano no mundo. Uma vez considerando a intensidade atual e o ambiente oceânico e atmosférico favorável em sua dianteira para maior intensificação, com elevada temperatura da superfície do mar e pouco vento divergente na atmosfera, Mawar pode evoluir para um raríssimo ciclone tropical com pressão central abaixo de 900 milibares nas próximas horas, tornando-se o mais intenso já visto na região ate hoje.

Philip Klotzbach, meteorologista da Universidade do Colorado (Estados Unidos) destaca quão rara é a força atual do tufão Mawar. Segundo ele, apenas dois outros tufões do Pacífico Norte registrados em maio (desde 1950) tiveram ventos máximos na intensidade observada hoje em Mawar: Phyllis (1958) e Damrey (2000).

O tufão Mawar se afastou hoje do território norte-americano de Guam no Pacífico, levando o governador a declarar que a ilha “resistiu à tempestade”. Os meteorologistas disseram que o tufão atingiu Guam com ventos de 225 km/h na quarta-feira, quando o olho da tempestade passou ao Norte da ilha. A tempestade ruma para o Norte das Filipinas e Taiwan.

“Agora continuamos a concentrar nossos esforços em reparar a infraestrutura e restaurar os serviços básicos de luz e água aos residentes”, disse o governador Lou Leon Guerrero em um post no Instagram. “Quero agradecer a todos por tomarem todas as precauções de segurança emitidas e por mais uma vez resistirem à tempestade”

Moradores da ilha de 170 mil habitantes disseram na noite de quinta-feira que as condições estavam melhorando. “Os ventos estão finalmente diminuindo. Muitos destroços no meu quintal”, disse à AFP Beckie Merrill, uma professora de ensino médio de 46 anos, de uma área ao Sul da ilha.

 

AUTOR : METSUL


LINK;       https://metsul.com/ciclone-mostro-com-vento-de-300-km-h-pode-quebrar-recorde/ .

 

Botão Voltar ao topo