Maximiliano de Almeida sediou 3º Encontro da Família Bernardi

O segundo final de semana do mês de outubro de 2022, foi marcado pela celebração da família e de encontrar parentes já conhecidos e por vezes momento de conhecer mais integrantes. O 3º Encontro da Família Bernardi reuniu aproximadamente 300 pessoas e foi celebrado com grandes momentos.
Em um clima de alegria, descontração, lembrança do passado e suas raízes, e buscando mais união entre os integrantes da família, a memória dos antepassados foram rememoradas. No sábado (08) as atividades iniciaram com recepção, inscrição dos participantes e passeio na cidade de Paim Filho. A noite for marcada por jantar, apresentações e música.
Nas palavras de Claudir Bernardi, residente em Sananduva/RS, participante e organizador do evento, destaca que é um grande trabalho liderar um evento com esta proposta. “Temos que trabalhar pelos que vieram e é uma emoção ver as pessoas contentes e se cumprimentando, relembrando histórias e tempos de infância, “ disse ele.
Norilei Bernardi, natural de Paim Filho/RS, que também colaborou na organização menciona suas raízes e descendência enraizada no Estado do Rio Grande do Sul e ligação com a Itália. Para ele é desafiador organizar evento com essa proposta e ao mesmo tempo gratificante por resgatar a história.
O encontro que iniciou no sábado, seguiu no domingo (09), onde foi realizada missa na igreja matriz São Sebastião, celebrada pelo integrante da família, Padre Paulo Bernardi. Nas palavras do sacerdote que é natural de Itatiba do Sul/RS, é muito interessante esse evento, mesmo não conhecendo toda a árvore genealógica, é nestes encontros que a história é resgatada. Padre Paulo também reiterou a grandeza da celebração e o momento de aproximação entre todos, pós tempo de pandemia.
A irmã religiosa, Terezinha Venturin, bisneta de Francesco Bernardi, salienta a ligação de familiares e o resgate da memória de parentescos. “É uma alegria e muito gratificante participar destes encontros, estive na edição anterior e hoje estou aqui colaborando e fazendo parte deste momento” reiterou irmã Terezinha.
Um dos idealizadores do evento e grande conhecedor a história da família, Luiz Francisco Bernardi, manifesta sua satisfação e motivação em resgatar a sua história e com ela desbravar tantos fatos interessantes. “Depois de muita pesquisa, foi conhecida a família e aí partimos para o encontro. Com um caráter de festa e reuniões familiares, a proposta do encontro foi apresentada e em 2016 realizamos o primeiro encontro” destacou ele.
Esteve presente no evento, o Prefeito Municipal de Maximiliano de Almeida, Euclides Muterle, que proferiu seu pronunciamento ressaltando a grande relevância de momentos de encontro com familiares e que a administração pública é grata por ser palco desta confraternização e receber todos os participantes.
Para Dirlei Bernardi dos Santos, anfitriã e organizadora do evento, é emocionante e gratificante realizar o evento e sediar a festa. “Foram muitas pessoas que colaboraram com o evento, desde familiares, comunidade e administração pública local que trabalharam para que tudo fosse um sucesso, ” afirmou ela.
A 1ª edição do encontro da Família Bernardi ocorreu em Iraí/RS. Em 2018 já de posse do brasão da família, em Nova Pádua/RS foi realizado o 2º encontro. Com a deliberação da realização do evento a cada dois anos, a pandemia interrompeu a sequencia gradual das edições, e somente neste ano foi possível reunir a família novamente. A próxima edição, ou seja, o 4º Encontro da Família Bernardi, já tem local para acontecer. Em outubro de 2024, a celebração será realizada na cidade de Pato Branco no Paraná.
Autor: Silmar Luiz Biscaro