Bezerra nasce sem pelos em Itatiba do Sul
A condição é raríssima e não há muitos registros sobre o fenômeno

Uma bezerra com uma condição genética raríssima nasceu nesta quarta-feira (24), na comunidade de Lagoa Seca, no interior de Itatiba do Sul. A pequena bezerra nasceu completamente sem pelos, uma condição considerada tão rara que poucos estudos sobre o caso são encontrados.
A bezerra nasceu de uma inseminação entre um touro Red Angus com uma vaca SRD, a gestação foi normal e o nascimento foi no tempo esperado, de 9 meses.
Inicialmente o estado de saúde é de risco, visto que, devido à falta de pelos, a bezerra precisa de cuidados especiais, como por exemplo, não ser exposta ao sol.
Ainda não se sabe qual foi a causa da anomalia, de acordo com a coordenadora do curso e do Centro Clínico da Medicina Veterinária da URI Erechim, Daniela dos Santos de Oliveira, até o momento como não foi realizada uma análise mais profunda, o que se pode detectar é que a bezerra possua uma anormalidade congênita. “As doenças congênitas podem ser causadas pela variação da influência genética, das condições ambientais ou interação entre o genótipo do animal com as condições climáticas”, fala Daniela.
A coordenadora ainda comenta que há duas hipóteses até o momento, “a bezerra pode ter Alopecia Congênita, que é falha no desenvolvimento dos folículos pilosos, ou Hipotricose Letal, que ocorre em bovinos da raça Holandesa e é uma doença autossômica recessiva que é caracterizada pela perda total dos pelos”, diz.
A equipe do curso de Veterinária da Uri irá até a propriedade, buscar a bezerra para estudo mais aprofundado do caso. Serão feitos exames, tanto na bezerra como na mãe, para tentar detectar possíveis falhas genéticas.
Autor: Jornal Bom Dia Acompanhe as Redes Sociais da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real. WHATSAPP , TELEGRAM , FACEBOOK , INSTAGRAM , TWITTER