Argentina tem recorde de frio que gelou a fronteira gaúcha

A forte massa de ar polar que avança pela Argentina trouxe frio muito intenso no amanhecer de hoje no país vizinho com mínimas de até 10ºC abaixo de zero e quebra de recorde de frio para o mês de maio. A temperatura mínima na cidade de Marcos Juárez, na província de Córdoba, foi de 5,8ºC abaixo de zero, a menor da série 1961-2022 no mês de maio na localidade, batendo o recorde anterior para o mês de 5,4ºC negativos em 30 de maio de 2008.
30 MAY | #Temperaturas mínimas (°C)🌡️🥶
Chapelco -10,6
Maquinchao -9
Esquel -8,4
Bariloche -8,2
Uspallata -7,8
Victorica -7,1
El Bolsón -6,6
Perito Moreno -6,6
Malargüe -6
Marcos Juárez -5,8🔵🔵RÉCORD DE FRÍO PARA MAYO DESDE 1961
Anterior | -5,4°C (30/05/2008) pic.twitter.com/GTYi2La9SL
— SMN Argentina (@SMN_Argentina) May 30, 2022
Grande parte da Argentina amanheceu hoje com temperatura abaixo de zero. As mínimas nesta segunda, conforme o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), foram de -10,6ºC em Chapelco, -9,0ºC em Maquinchao, -8,4ºC em Esquel, -8,2ºC em Bariloche, -7,8ºC em Uspallata, -7,1ºC em Victorica, -6,6ºC em Bolsón e Perito Moreno e -6,0ºC em Malargue. A cidade de Buenos Aires anotou 2,5ºC no observatório central e na Grande Buenos Aires fez 1,7ºC abaixo de zero no Aeroporto Internacional de Ezeiza.
É recém o começo de uma semana de frio muito intenso na Argentina e no Uruguai. O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) e o Serviço Nacional de Meteorologia (SMN) da Argentina emitiram avisos à população de onda de frio. Isso porque a região do Prata deverá a ser a mais afetada e que deve sentir com mais força esta massa de ar polar com temperatura muito baixa durante grande parte da semana com clima invernal.
A previsão da MetSul é de que geada forte a severa em pontos do Centro da Argentina e do Uruguai nas próximas madrugadas e mínimas negativas ou ao redor de 0ºC em um grande número de cidades dos dois países. A semana será extremamente fria, por exemplo, na área de Buenos Aires com marcas abaixo de zero por dias seguidos no Aeroporto Internacional de Ezeiza e outros pontos da Grande Buenos Aires. A capital argentina deve ter algumas das suas noites mais frias do ano até agora.
No outro lado do Rio da Prata, a cidade de Montevidéu também terá frio muito intenso e a força do ar polar deve trazer vento com muito baixa sensação térmica. No interior do Uruguai, as mínimas serão bastante baixas com geada em todos os departamentos uruguaios e forte em diversos pontos. Espera-se ainda congelamento em diversas comunidades rurais do interior uruguaio. Hoje cedo, no Uruguai, a temperatura desceu a -1,3ºC em Mercedes e -0,6ºC em Durazno.
O ar polar começou a ingressar no Rio Grande do Sul (leia mais sobre o frio no Sul do Brasil) e já trouxe temperatura muito baixa hoje ao amanhecer em cidades do Oeste e do Sul gaúcho. Os termômetros indicaram 1,6ºC em Quaraí, 1,8ºC em Livramento, 2,0ºC em Jaguarão, 3,6ºC em Alegrete, 3,8ºC em Caçapava do Sul, 4,0ºC em São Gabriel, 4,4ºC em Uruguaiana e 4,5ºC em Encruzilhada do Sul.
O amanhecer desta terça será o mais frio da semana em diversas cidades gaúchas. O sol predomina no Rio Grande do Sul ao longo da terça-feira com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões. No decorrer do dia, porém, nuvens começam a ingressar em parte do estado gaúcho.
O tempo aberto e seco da madrugada vai favorecer intenso resfriamento e o amanhecer será gelado com mínimas muito baixas e as menores do ano em algumas cidades, como da Grande Porto Alegre, o que resultará em geada na maior parte dos municípios. Grande parte do Estado vai amanhecer com menos de 5ºC. No Sul e na Campanha, o amanhecer será congelante com marcas negativas. Na Serra do Sudeste, os termômetros podem marcar até 3ºC abaixo de zero. A tarde será fria a amena, mesmo com sol. Porto Alegre deve ter entre 5ºC e 14ºC.
Autor: MetSul
Participe dos GRUPO DE WHATSAPP ou TELEGRAM da Destaque News e receba as notícias atualizadas em tempo real.
WHATSAPP
TELEGRAM