Patram fiscalizou pesca predatória e retirada de água no Rio Uruguai

Uma guarnição do 3°BABM da Patram de São José do Ouro realizou no sábado, (19/02) Operação embarcada no Rio Uruguai na Barragem da Usina Machadinho. Foram vistoriados pesqueiros e acampamentos, a fim de coibir delitos contra a pesca predatória.
Durante a fiscalização, foram encontradas redes de pesca armadas no lago sendo redes de malhas predatórias de 3cm à 5cm. Os policiais retiraram cerca de MIL metros de redes e soltaram 16 peixes vivos em seu habitat natural. Não foram encontrados os responsáveis pelas redes. Todas as redes foram apreendidas pelo 4° Grupo de Polícia Ambiental e serão incineradas.

No mesmo dia a Patram fiscalizou a retirada de água do Rio Uruguai para ser utilizada na empresa BRF de Capinzal-SC. Entrado em contato com o responsável pela equipe de captação, o mesmo apresentou Outorga de 1° de Fevereiro de 2021 emitido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) onde prevê a captação de água num volume total de 1.728.000 m³ por Ano. A outorga vigorará pelo prazo de 10 anos. A captação está sendo feita no lado gaúcho, próximo a ponte.
Autor: Rádio Poatã